Livros Espíritas
Sugerir Edição de Documento
Editar documento
Título:
Autor:
Espiritos:
Capítulo:
Conteúdo:
20000
caracteres restantes
Há tendências viciosas que são evidentemente inerentes ao Espírito, porque se prendem mais ao moral do que ao físico. Outras parecem mais dependentes do organismo e, por esse motivo, os que a possuem são julgados menos responsáveis: tais a predisposição à cólera, à preguiça, à sensualidade etc. Hoje, está plenamente reconhecido pelos filósofos espiritualistas que os órgãos cerebrais correspondentes às diversas aptidões devem o seu desenvolvimento à atividade do Espírito, sendo, pois, esse desenvolvimento um efeito, e não uma causa. Um homem não é músico porque tenha a bossa da música, mas tem a bossa da música porque o seu Espírito é músico. Se a atividade do Espírito reage sobre o cérebro, deve reagir também sobre as outras partes do organismo. O Espírito é, desse modo, o artífice do próprio corpo, que ele modela, por assim dizer, à feição das suas necessidades e à manifestação das suas tendências. Dessa forma, a perfeição das raças adiantadas deixa de ser produto de criações distintas para ser o resultado do trabalho do Espírito, que aperfeiçoa o seu instrumento material à medida que suas faculdades aumentam. Por uma consequência natural desse princípio, as disposições morais do Espírito devem modificar as qualidades do sangue, dar-lhe maior ou menor atividade, provocar uma secreção mais ou menos abundante de bílis ou de quaisquer outros fluidos. É assim, por exemplo, que o glutão enche a boca de saliva diante de um prato apetitoso. Não é o alimento em si que excita o órgão do paladar, visto que não tem contato com ele; é, pois, o Espírito, cuja sensibilidade foi despertada, que atua sobre aquele órgão pelo pensamento, pois a visão da mesma iguaria não produz nenhum efeito sobre outra pessoa. É ainda pela mesma razão que a pessoa sensível derrama lágrimas facilmente. Não é a abundância das lágrimas que dá sensibilidade ao Espírito, mas a sensibilidade do Espírito é que provoca a secreção abundante de lágrimas. Sob a influência da sensibilidade, o organismo se adaptou a essa disposição normal do Espírito, como a do glutão se adaptou à disposição do seu Espírito. Seguindo esta ordem de ideias, compreende-se que um Espírito irascível deve estimular um temperamento bilioso; assim, um homem não é colérico porque é bilioso, mas é bilioso porque é colérico. O mesmo se dá em relação a todas as outras disposições instintivas: um Espírito indolente e fraco deixará o organismo em estado de atonia relativo ao seu caráter, ao passo que, ativo e enérgico, dará ao sangue e aos nervos qualidades completamente diferentes. A ação do Espírito sobre o físico é tão evidente que não raro vemos graves desordens orgânicas se produzirem por efeito de violentas comoções morais. A expressão vulgar: a emoção transtornou-lhe o sangue, não é tão destituída de sentido quanto se poderia supor. Ora, que poderia transtornar o sangue, senão as disposições morais do Espírito? Pode-se, pois, admitir, ao menos em parte, que o temperamento é determinado pela natureza do Espírito, que é causa, e não efeito. Dizemos em parte porque há casos em que o físico influi evidentemente sobre o moral, tais como um estado mórbido ou anormal determinado por uma causa externa, acidental, independente do Espírito, como a temperatura, o clima, os defeitos físicos congênitos, um mal-estar passageiro etc. Nesses casos, o moral do Espírito pode ser afetado em suas manifestações pelo estado patológico do indivíduo, sem que a sua natureza intrínseca seja modificada. Desculpar-se de seus erros por fraqueza da carne não passa de sofisma para escapar à responsabilidade. A carne só é fraca porque o Espírito é fraco, o que inverte a questão e deixa ao Espírito a responsabilidade de todos os seus atos. A carne, que não tem nem pensamento nem vontade, não pode prevalecer jamais sobre o Espírito, que é o ser pensante e dotado de vontade. É o Espírito quem dá à carne as qualidades correspondentes ao seu instinto, tal como o artista que imprime à sua obra material a marca do seu gênio. Liberto dos instintos da bestialidade, o Espírito modela um corpo que não é mais um tirano de suas aspirações para a espiritualização do seu ser, e é então que o homem passa a comer para viver, porque viver é uma necessidade, não vivendo mais para comer. A responsabilidade moral dos atos da vida fica, portanto, intacta; mas a razão nos diz que as consequências dessa responsabilidade devem ser proporcionais ao desenvolvimento intelectual do Espírito: quanto mais esclarecido ele for, menos desculpável será, considerando-se que com a inteligência e o senso moral nascem as noções do bem e do mal, do justo e do injusto. Essa lei explica o insucesso da Medicina em certos casos. Desde que o temperamento é um efeito, e não uma causa, todos os esforços para modificá-lo são necessariamente anulados pelas disposições morais do Espírito, que opõe uma resistência inconsciente e neutraliza a ação terapêutica. É, pois, sobre a causa primordial que se deve atuar. Dai, se puderdes, coragem ao medroso, e vereis para logo cessados os efeitos fisiológicos do medo. Isto prova uma vez mais a necessidade, para a arte de curar, de levar em conta a ação do elemento espiritual sobre o organismo. (Revista espírita, março de 1869.)
Mais opções
Nota 1:
5000
caracteres restantes
(⁵⁵) N.E.: Ver Nota Explicativa, p. 361.
Formatar
Nova Nota
TAG
Valor
Mensagem para o avaliador (caso precise explicar suas sugestões):
3000
caracteres restantes
Criado por (coloque telefone ou e-mail caso seja necessário entrar em contato):
Cancelar
Salvar
Aguarde um momento...
×
Deseja sair do sistema?
×
Confirma a operação?
×