Pesquisar livro


3000 caracteres restantes


Incluir na busca Nome do campo de busca Peso do campo na busca
Título
Autor
Espíritos
Capítulo
Conteúdo
Nome da Tag
Valor da Tag
Notas
Encontrado 1 resultados para sua busca
Revista Espírita - Pelo espírito  Sra. Ida Pfeiffer  através da codificação de Allan Kardec Sra. Ida Pfeiffer
(Sociedade, 7 de setembro de 1859) O relato seguinte é extraído da Segunda viagem ao redor do mundo, da Sra. Ida Pfeiffer, página 345. “Considerando que estou a falar de coisas muito estranhas, é preciso que faça menção de um acontecimento enigmático que se passou há vários anos em Java e que causou tanta sensação que chegou a ponto de chamar a atenção do governo. “Na residência de Chéribon havia uma casinha, na qual, segundo dizia o povo, apareciam Espíritos. Ao anoitecer, choviam pedras de todos os lados no quarto e por todos os lados cuspiam siri30. Tanto as pedras quanto as cuspinhadas caíam muito perto das pessoas que se encontravam no aposento, sem, contudo, atingi-las ou feri-las. Parece que tudo se dirigia principalmente contra uma criança. Tanto se falou desse caso inexplicável que o governo holandês finalmente encarregou um oficial superior, de sua confiança, para o examinar. Este postou em torno da casa homens seguros e fiéis, com a ordem de não permitirem a entrada ou a saída de quem quer que fosse. Examinou tudo escrupulosamente e, tomando em seu colo a criança designada, sentou-se no quarto fatal. Ao anoitecer, como de costume, começou a chuva de pedras e de siri: tudo caía perto do oficial e da criança, sem os atingir. Examinaram novamente cada recanto, cada buraco, mas nada descobriram. O oficial não compreendeu patavina. Mandou reunir as pedras, marcá-las e escondê-las num local bem afastado. Foi tudo em vão: as mesmas pedras caíram novamente no aposento, à mesma hora. Finalmente, para pôr termo a essa história inconcebível, o governador mandou demolir a casa.” A pessoa que colheu esse fato, em 1853, era uma mulher verdadeiramente superior, não tanto por sua instrução e talento, senão pela incrível energia de seu caráter. À parte essa ardente curiosidade e essa coragem indômita, que dela fizeram a mais extraordinária viajante que jamais existiu, a Sra. Pfeiffer nada tinha de excêntrico. Era mulher de uma piedade suave e esclarecida, tendo dado inúmeras provas de estar longe de ser supersticiosa. Comprometeu-se a só contar aquilo que ela mesma tivesse visto, ou obtido de fonte segura. (Ver a Revista de Paris, de 1o de setembro de 1856 e o Dicionário dos Contemporâneos, de Vapereau). 1. Evocação da Sra. Pfeiffer. Resp. – Eis-me aqui. 2. Estais surpreendida com o nosso apelo e por vos encontrardes entre nós? Resp. – Estou surpreendida com a rapidez de minha viagem. 3. Como fostes prevenida de que desejaríamos falar convosco? Resp. – Fui trazida aqui sem de nada suspeitar. 4. Entretanto, deveríeis ter recebido um aviso qualquer Resp. – Um arrastamento irresistível. 5. Onde estáveis quando vos chamamos? Resp. – Junto a um Espírito que tenho a missão de guiar. 6. Tivestes consciência dos lugares que atravessáveis para vir até aqui, ou aqui vos encontrastes subitamente, sem transição? Resp. – Subitamente. 7. Sois feliz como Espírito? Resp. – Sim. Mais feliz do que isso é impossível. 8. De onde vinha esse gosto pronunciado pelas viagens? Resp. – Eu havia sido marinheiro numa vida precedente e o gosto que adquiri pelas viagens naquela existência refletiu-se nesta, malgrado o sexo que eu havia escolhido para me subtrair a isso. 9. Essas viagens contribuíram para o vosso progresso como Espírito? Resp. – Sim, porque as fiz com espírito de observação, que me faltou na existência precedente, onde não me ocupava senão do comércio e das coisas materiais: é por essa razão que imaginava avançar mais em uma vida sedentária. Mas Deus, tão bom e tão sábio em seus desígnios, que não podemos penetrar, permitiu-me utilizasse minhas inclinações em favor do progresso que eu havia solicitado. 10. Das nações que visitastes, qual a que vos pareceu mais adiantada e que vos mereceu a preferência? Não dissestes em vida que colocaríeis certas tribos da Oceania acima das nações civilizadas? Resp. – Era uma idéia errada. Hoje prefiro a França, pois compreendo sua missão e antevejo o seu destino. 11. Que destino prevedes para a França? Resp. – Não vos posso dizer o seu destino; mas sua missão é espalhar o progresso, as luzes e, por conseguinte, o Espiritismo verdadeiro. 12. Em que vos pareciam os selvagens da Oceania mais adiantados que os americanos? Resp. – À parte os vícios vinculados à vida selvagem, neles eu encontrara qualidades sérias e sólidas que não encontrei nos outros. 13. Confirmais o fato que se teria passado em Java e que está relatado em uma de vossas obras? Resp. – Confirmo-o em parte; o caso das pedras marcadas e lançadas novamente merece explicação: eram pedras semelhantes, mas não as mesmas. 14. A que atribuís esse fenômeno? Resp. – Não sabia a que atribui-lo. Eu me perguntava se, de fato, o diabo existia, respondendo a mim mesma: Não; e fiquei nisso. 15. Agora que podeis compreender a causa, poderíeis dizer de onde vinham essas pedras? Eram transportadas ou fabricadas especialmente pelos Espíritos? Resp. – Eram transportadas. Para eles era mais fácil trazê-las do que aglomerá-las. 16. E de onde provinha aquele siri? Era feito por eles? Resp. – Sim; era mais fácil e, além disso, inevitável, pois que lhes seria impossível encontrá-lo já preparado. 17. Qual era o objetivo dessas manifestações? Resp. – Como sempre, chamar a atenção e fazer constatar um fato do qual se devia falar e procurar a explicação. Observação – Alguém faz observar que tal constatação não poderia levar a nenhum resultado sério entre aqueles povos; mas respondem que há um resultado real: pelo relato e pelo testemunho da Sra. Pfeiffer, o mesmo chegou ao conhecimento dos povos civilizados, que o comentam e lhe tiram conseqüências. Aliás, os holandeses é que foram chamados para constatá-los. 18. Deveria haver um motivo especial, sobretudo quanto à criança atormentada por esses Espíritos? Resp. – A criança possuía uma influência favorável, eis tudo, pois pessoalmente não sofreu nenhum toque. 19. Desde que esses fenômenos eram produzidos por Espíritos, por que cessaram quando a casa foi demolida? Resp. – Cessaram porque julgaram inútil continuar; não pergunteis, contudo, se eles teriam podido continuar. 20. Agradecemos por terdes vindo e respondido às nossas perguntas. Resp. – Estou inteiramente às vossas ordens.
TAG Valor
Mês Dezembro
Ano 1859